domingo, 20 de junho de 2010

A HISTÓRIA DO BATOM


Quem não gosta de passar um batom??

Alguém sabe da história do batom??Eu confesso que não tenho noção de onde ou quando surgiu essa belezinha. Só fui pensar no assunto hoje ao entrar no site da revista Corpo a Corpo vi uma tag "História do Batom" entrei li achei interessante e resolvi postar aqui no Para Dondocas.

Aqui está um resumo da história do Batom, essa belezinha que não sai da boca da mulherada. Eu não saio de casa sem passar o meu, e carrego na bolsa um para eventuais emergências. : )

Os registros das primeiras mulheres que usavam algo parecido com batom datam 5.000 anos a.C., no Egito. Àquela época,utilizavam-se substâncias naturais, como a "púrpura Tyr", substância que realçava a cor dos lábios. Nos túmulos mais antigos, como o da rainha Nefertite, exposta no Museu de Berlim, foram encontrados os primeiros pigmentos vermelhos, de óxido de ferro.

Apesar de, no Egito, as mulheres tingirem os lábios como parte de sua rotina, na Grécia (século II), elas só podiam desfrutar do cosmético após o casamento, já que uma lei proibia o uso antes deste período.

A má fama do batom nos séculos seguintes nasceu na Espanha. Por lá, no século VI, apenas mulheres de classe baixa utilizavam a pintura. Com o tempo, o uso tornou-se sinônimo de más intenções.

Na Inglaterra, um parlamento proibiu o uso de pigmentos para tingir a boca, em 1770. Para os ingleses, as mulheres com bocas coloridas eram capazes de seduzir e manipular os homens.

Foi só no século XIX que o batom tornou-se popular. Em 1921, apareceu pela primeira vez embalado em um tubo (seu atual formato) e vendido em Paris. O sucesso foi tanto quem, em 1930, os estojos de batom dominaram o mercado americano e daí espalharam-se por todo mundo.
 
ETIQUETA DO BATOM:

Usar a cor de batom inadequada em certas ocasiões, ser flagrada com batom nos dentes ou manchar o guardanapo do restaurante deixa qualquer mulher desconfortável. A escritora Claudia Matarazzo dá dicas para evitar gafes na hora de usar batom. 

 Não retoque o batom em público. Faça-o sempre no banheiro.

 Ao limpar os lábios em guardanapos, pressione-os sobre o tecido ou papel de maneira suave, para não deixar marcas.
 
 Prefira batons de longa duração, que não precisem ser retocados o tempo todo e nem manchem.

 Batom no dente não é gafe, mas retire-o assim que for avisada disso. 

 Cuidado com a escolha da cor! Tons escuros ou muito vermelhos não são apropriados para situações delicadas, como funerais ou missas. Use o bom senso.


NOSSA PERSONALIDADE EXPRESSA NO BATOM:



A maneira com que aplicamos o batom é determinante para forma que ele tomará. Umas mulheres deixam a ponta mais arredondada outras mais quadradinha… E a forma que o batom ficar diz sobre a nossa personalidade.

O batom e o nosso estilo! Confira:



Desconfiada
Ponta em forma de gota

É o tipo durona. Não chora na frente dos outros e nunca revela seus segredos a ninguém. Por isso, precisa estar sempre atenta as formas de exteriorizar seus sentimentos para não pifar.



Organizada
Ponta afiada

Honesta e boa amante, é daquelas que gosta das coisas planejadas e relacionamentos transparentes. A organização é seu ponto forte: adora deixar as coisas em ordem e, algumas vezes, não se dá conta de que exagera.

 

Sincera
Ponta plana

Romântica, sincera e leal com os amigos, é capaz de guardar um segredo como poucos. Tímida, muitas vezes nem mesmo tem noção do potencial e, por isso, esconde alguns talentos do resto do mundo.


Amorosa
Ponta em forma de bala

Quieta, delicada, esperta e surpreendente. As vezes, essas qualidades podem ser confundidas, dando a impressão de que é pegajosa. Sabendo disso, costuma enclausurar seus sentimentos e esconder suas qualidades dos outros. Tem um ar meio misterioso, capaz de deixar as pessoas curiosas a seu respeito.


Habilidosa
Duas pontas laterais

Habilidosa e talentosa, é uma dessas pessoas que não consegue ficar parada. Ama a vida e está sempre rodeada de amigos. O que não é problema, pois, em geral, tem o dom de deixar as pessoas a vontade e acaba sendo a anfitriã perfeita. Ainda assim, tem seus momentos de carência e precisa muito do carinho das pessoas que a cercam.


Informada
Torre torta

Uma grande amiga, adora badalações e não perde uma festa. É sempre uma das primeiras pessoas a ficar sabendo de tudo o que acontece com as pessoas que a rodeiam. Mas nem sempre consegue guardar segredos. Atenção para a torre do batom, pois se ela cair, indica crise interior.

 
Decidida
Ponta de um só lado

Quanto mais fina a ponta, maior a determinação de quem usa o batom. É uma guerreira. Na verdade, é segura, ambiciosa e, talvez por isso, não meça esforços para alcançar o que quer.


Corajosa
Ponta arredondada

Inteligente e glamurosa, é uma pessoa que adora surpresas e todo tipo de mudanças. O que mais a incomoda é a monotonia. Talvez esse seja o principal motivo para que esteja sempre mudando o guarda-roupas, a casa, o namorado…


Leal
Ponta em forma de cadeira

Pessoa brincalhona que vive em busca de aventuras. Faz amizade com facilidade e é uma ótima ouvinte, uma amiga para todas as horas. Entretanto, caso o “encosto” da cadeira fique muito alto, é preciso prestar mais atenção aos sintomas de estresse.


Boazinha
Ponta em diagonal

É uma pessoa do bem e, aos poucos, as pessoas que a rodeiam se dão conta disso. Algumas vezes dá a impressão de ingenuidade. Caso o batom fique assim até o final, significa que nunca será má. Lembre-se: a bondade é uma qualidade de poucos.


Equilibrada 
Ponta em forma de casinha
Muitas pessoas a definem como zen, pois está sempre disposta a experimentar uma nova forma de terapia alternativa. Na verdade, tudo o que procura é o equilíbrio entre mente e corpo. E, no fundo, isso nada mais é que uma maneira de se conhecer melhor.



Misteriosa
Ponta em formato de chapéu
É uma estrategista. Gosta de fazer planos e guardá-los até o último minuto. Entretanto, isso não significa que os insights ficarão apenas no campo das idéias. Pelo contrário, na hora certa, sabe como colocá-los em prática.




O seu Batom diz muito sobre você. O meu fica entre o Leal e o Boazinha....E ai, qual é o fomato do seu Batom??

2 comentários:

Esmaltes e Ponto disse...

Sabia disto não, vou até olhar o meu, vlw pelo post, bjuus

http://esmalteseponto.blogspot.com

Nanna Barbieri disse...

O meu fica entre o desconfiada e o organizada...
Sempre deixo meus batons no formato que ele veio! #ALOKA
BjoO

Postar um comentário

Deixem seu comentário, ele é muito importante:

Voce poderá gostar também de:

Related Posts with Thumbnails