quarta-feira, 7 de julho de 2010

CUIDADOS COM A PELE NO INVERNO


Quem disse que no inverno os cuidados com a pele têm que ser menores está muito enganada, o vento e o frio podem causar queimaduras tão serias quanto aquelas que fugimos durante o verão.

É só o termômetro começar a registrar temperaturas mais baixas que a pele e os cabelos começam a dar sinais de que precisam de mais atenção – é quando cremes e hidratações intensivas se tornam indispensáveis.

Além do clima relativamente mais seco, nossos hábitos acabam mudando um pouco. Os banhos ficam mais quentes, a diminuição da intensidade do sol desestimula o uso do protetor solar e a ingestão de refeições leves fica cada vez menos frequente, fatores que podem acabar ressecando a pele e os cabelos.

O primeiro passo é tentar manter a rotina do verão. Banhos mornos ressecam menos a pele que banhos muito quentes, isso porque a água quente retira a oleosidade natural da pele, uma lubrificação que protege de ressecamentos, irritações, envelhecimento precoce e até infecções. Sem essa camada protetora, o organismo entende que precisa produzir mais secreção sebácea, provocando o aspecto brilhante na pele e em alguns casos, descamação e vermelhidão.

O protetor solar não deve em hipótese nenhuma ser deixado de lado, e substituir refeições pesadas por pratos quentes, como sopas e caldos, no lugar de pratos mais gordurosos.

Além disso, é preciso intensificar alguns cuidados:

- hidratar a pele constantemente;

- aplicar nos lábios produtos que hidratem e protejam dos raios solares;

- para os fios de cabelo continuarem brilhantes, é necessário intensificar as hidratações;


- os pés, que tendem a ressecar com mais facilidade e até mesmo rachar em casos extremos, devem ser hidratados com cremes à base de uréia que repõe sua umidade natural;

- no escritório, manter sempre na gaveta um creme para as mãos: essa é a melhor forma de defender sua pele da baixa umidade do ambiente, agravada pelo ar-condicionado;

- uma das regiões mais sensíveis do corpo é o rosto, que deve ser lavado apenas com água fria e uma loção ou gel de limpeza, de ação mais profunda. O uso de buchas ou esponjas não é indicado.

Se sua Pele apresenta ressecamento:


- não tome banhos muito quentes, eles retiram a oleosidade natural da pele.

- evite se ensaboar demais e não use bucha, isso retira a hidratação natural da pele. Seja carinhosa com sua pele e dê preferência a sabonetes glicerinados, que limpam e hidratam

- se tomar 2 banhos por dia , ensaboe o corpo todo em apenas 1 deles. No outro, só ensaboe as áreas de dobra de pele.

- logo após o banho, com a pele ainda húmida, use um hidratante nas áreas ressecadas. Procure um dermatologista para saber qual o hidratante mais indicado para sua pele.

- Além dos cuidados externos, é importante lembrar que uma alimentação saudável ajuda no processo de hidratação interna. Dê preferências aos caldos, ingerir frutas, legumes, verduras e beber bastante água ajudam a hidratar a pele de dentro para fora.

- Para pessoas com pele muito seca, é aconselhado evitar o uso de amaciantes de roupas em peças íntimas, calças e camisetas. No inverno a pele fica ainda mais sensível e propensa a reações alérgicas a esses produtos.

Se sua pele apresenta Aumento da oleosidade:

- evite usar hidratantes nas áreas de pele oleosa, eles raramente são necessários.

- Mesmo se logo após o banho, a pele parecer ressecada, em pouco tempo a oleosidade natural vai retornar.

- evite lavar a face com água quente, pois isso estimula a produção de mais oleosidade.

- evite alimentos gordurosos.

- beba bastante água e coma frutas, legumes e verduras.

- só use filtros solares ou cosméticos com o rótulo oil free (sem óleo).

- se, além de oleosa, a pele descama ou fica avermelhada ou com coceira, procure um dermatologista,

Para as rachaduras labiais, muito frequentes nessa época do ano, as dicas são:

- se você mora em locais de clima frio e seco, não espere os lábios racharem para então cuidar deles, previna-se.

- em dias mais frios, use umectantes labiais várias vezes ao dia. As mulheres podem caprichar no batom.


- não passe a língua sobre os lábios para molhá-los, isso só vai piorar o ressecamento.

- beba bastante água.

Nunca esquecer no nosso inseparável PROTETOR SOLAR:

O sol de inverno é uma delícia… Mas não se deixe enganar, ele não é inofensivo. Nesta época, apesar de uma menor incidência dos raios UVB, responsáveis pela queimadura solar, a radiação UVA, principal causadora do envelhecimento cutâneo, continua forte.

Portanto, apesar de você não se “queimar”, o sol danifica a sua pele e você deve protegê-la com filtros solares de FPS 15 ou maior.

A boa notícia é que o inverno é considerado a melhor época do ano pelos dermatologistas para iniciar os tratamentos de pele. Nessa estação, a incidência de raios solares é menor e mais fraca, o que diminui consideravelmente as possibilidades de que uma complicação ocorra por causa da maior sensibilidade da pele durante tratamentos estéticos. Agora, tive que marcar uma dermatologista, vou semana que vem.....e vamos ver se ela vai salvar a caquinha que fiz no meu rosto... rsrsrsrs...(só eu mesmo....)

Por isso, se quer fazer algum tratamento de pele, consulte um bom dermatologista e aproveite o que o inverno tem de bom!

Dondocas seguidoras, resolvi fazer este post de cuidados com a pele no inverno, pois cometi alguns erros com a minha pele nesse inverno como por exemplo, NÃO passei protetor solar, TOMEI banhos extremamente quente, NÃO abusei dos cremes hidratantes e por ai vai....

Agora cá estou eu com a pele do roso toda vermelha (ardendo mesmo), descascando, com algumas espinhas (sempre tive problemas com essas indesejaveis), lábio e rosto totalmente ressecados. Ou seja..MINHA PELE ESTA UMA MERDA...desculpem a palavra feia...mas está mesmo....por culpa única e exclusiva minha, acho que foi preguiça..sei lá...só sei que nem make eu to passano diretio,  pq meu rosto está descamando e quando passo a base ou o pó fica muito feio, não sei nem explicar como fica.......UM TERROR.


Essa é a dica de hoje...cuidado com a pele no inverno.

Fonte: Sites Taeq e Toda você

4 comentários:

Ana Paula Franke disse...

Gata minha pele é moointo seca... no inverno ela fica uó... só kilos de creme viu?
Adorei o post!
Seu blog tá uma graça!
bju bju bju bju

Arte Unhas disse...

Amigaaaaaaaaaa amei as dicas, minha testa anda ressecada demais.... passo hidratante e nada, sao dicas como as suas que ajudam e muito a gente nessa temporada. Amei...

Bjokas flor

Flavia
www.arteunhas.com

Para Dondocas disse...

Meninas, muito obrigada pela visita e pelos comentarios....Semana que vem tenho dermato e se ela der algumas dicas diferentes, vou postar aqui tb...quero ver o q ela vai me dizer...Minha pele tá péssima..principalmente do rosto...ela é oleosa no verão e ressecada no inverno.

Grande bju para todas....Paloma Bertello

Dra. Debora Camargo disse...

Adorei o blog! Essas dicas são muito importantes. Nunca esqueça do protetor solar e hidratantes pois não só o sol, mas o vento também agride e muito a pele. Estou com dois tratamento de hidratação profunda no consultório muito procurados nessa época do ano. Um é à base de fios de seda e outro uma hidratação com máscara de ouro. Vale a pena conferir!

Postar um comentário

Deixem seu comentário, ele é muito importante:

Voce poderá gostar também de:

Related Posts with Thumbnails